Este artigo fornece uma estrutura resumida, garantindo que sua empresa esteja em conformidade com as regulamentações de proteção de dados.
Não há dúvidas que os dados se tornaram um, senão o principal, ativo estratégico de qualquer empresa, afinal, conhecer o seu cliente e potencial cliente é determinante para o sucesso do negócio, ainda mais se esta empresa é do segmento de tecnologia e inovação.
Ao contrário do que muitos acreditavam, a LGPD não veio para impedir ou barrar a utilização de dados pessoais pelas empresas, mas certamente mudou a forma como esses dados são utilizados.
Neste sentido, a LGPD trouxe uma série de orientações e obrigações que toda e qualquer empresa, independente do seu porte e segmento, deve observar desde a coleta até o momento do descarte destes dados.
Quando pensamos em empresas do setor de tecnologia e inovação, a atenção e o cuidado devem ser redobrados, muito em razão do volume e da criticidade dos dados que são tratados.
A fase de mapeamento de dados é um ponto crucial para identificar e classificar os dados segundo as suas especificidades, além de rastrear todo o ciclo de vida dos dados pessoais, desde a sua coleta até o momento do descarte. Por meio do mapeamento também é possível identificar quais são as aéreas internas da empresa que tratam os dados, com quem eles são compartilhados, ondem ficam e por quanto tempo são armazenados, entre outras informações de suam relevância.
Uma vez feito o mapeamento, é hora de identificar os possíveis pontos críticos e de vulnerabilidade na segurança destes dados, para que então possa se desenvolver soluções eficazes para afastar ou mitigar os riscos.
É importante ainda que a empresa estabelece políticas internas e externas detalhadas, garantindo que todos os colaboradores estejam cientes de suas responsabilidades em relação à LGPD, bem como assegurando a transparência devida aos titulares de dados e parceiros comerciais.
Contudo, o programa de privacidade não se restringe a documentação de políticas, é preciso investimento em treinamento e capacitação dos colaboradores ajudando-os a entender e adotar práticas seguras de proteção de dados.
Medidas técnicas de segurança da informação, incluindo criptografia e firewalls, para proteger dados digitais contra ameaças, também devem ser implementadas.
Dada ainda a constante transformação e crescimento exponencial que empresas de tecnologia e inovação sofrem, devem avaliar regularmente o seu programa de privacidade e proteção de dados, realizando, sempre que necessário, os ajustes necessários para garantir a conformidade contínua com a LGPD.
Outro ponto de suma importância que deve ser observado dentro do programa de privacidade e proteção de dados de uma empresa é a gestão de terceiros (fornecedores/parceiros), já que, muitas vezes um incidente de segurança pode partir de determinado fornecedor (operador) que trate os dados em nome da sua empresa, por isso é importante garantir que todos os parceiros de negócios estejam em conformidade com a LGPD.
Pensando ainda no cenário de empresas de tecnologia e inovação, em sua grande maioria Start Up’s, é preciso que a empresa esteja preparada para esclarecer as suas políticas, processos e procedimentos para uma auditoria em rodada de investimento ou até mesmo diante de parceiros comerciais estratégicos que exijam de seus parceiros o mesmo nível de conformidade que adota.
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